quinta-feira, 10 de maio de 2012

Artistas brincando com sua própria imagem = lembrança de marca


A moda na propaganda agora para chamar a atenção dos consumidores é colocar personalidades brincando com a sua imagem, ou seja, artistas “se zuando”.
Isso normalmente dá o que falar, costuma viralizar na internet e agora várias agências estão fazendo propagandas com esse mote.
Em 2010 a Skol fez uma campanha em que o apelo era que você pode ser ridículo, mas com uma Skol Litrão pra dividir você é o cara; mesmo que leve o Beto Barbosa pro churrasco dos seus amigos.


A abordagem é muito engraçada, a construção do personagem ridículo junto aos passinhos de lambada e a música “Adocica”, deixou o comercial muito bem elaborado. O filme se torna viralizador, a partir do momento em que as pessoas comentam com os amigos, compartilham o mesmo vídeo e passam a cantar o hit no trabalho, no bar etc., ou seja, a agência que criou a campanha acertou em cheio.

Este ano outras campanhas surgiram seguindo o mesmo mote.
O Bradesco para divulgar a sua seguradora lançou a campanha “Vai Que…”; em um dos filmes um ladrão rouba um automóvel, e dentro do veículo está o cantor Biafra cantando um dos seus maiores sucessos.
Ele vai cantando até que o ladrão perde a paciência e abandona o carro, entra a locução: “Vai que você não tem um Biafra no seu carro”.



E seguindo a mesma linha de raciocínio, a Bradesco seguros lançou essa semana uma nova propaganda com o apresentador Sergio Mallandro, famoso por ser muito chato com suas brincadeirinhas.


A Fiat lançou o novo Cinquecento e compara o Ricardo Macchi com Dustin Hoffman comparando o tamanho dos dois atores e suas habilidades de interpretação.



A Skol novamente não ficou atrás, dando continuidade à campanha recolocou Beto Barbosa em seu filme, trocando o seu Hit.



E para mostrar que não acontece só no Brasil, a moda está no mundo todo. Nos Estados Unidos, a celebridade, Jannifer Aniston, não só brinca com a sua própria imagem, como também brinca com os próprios publicitário à busca do viral.

E como último exemplo, o ilustre lutador brasileiro de MMA, Anderson Silva, atual campeão mundial no UFC, também é famoso pela sua voz fina – que é o que o anúncio usa para brincar com sua imagem.


Do ponto de vista da propaganda é um sucesso, com certeza vão ajudar nos resultados de seus respectivos clientes.
Mas ai ficam as questões sem respostas:
Já no ponto de vista do artista, como é que fica?
Será que vale se ridicularizar para voltar a fazer sucesso?
A verdade é que no fim, se pagou bem, que mal tem?

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